Conheça os benefícios do home office para startups

Oportunidade de crescimento, cultura, flexibilidade e dinâmica de trabalho são algumas características que atraem os profissionais a trabalharem em startups. O home office é outra vantagem oferecida aos colaboradores, que podem adaptar suas rotinas de forma a equilibrar a vida pessoal e profissional.

O home office para startups é um desdobramento da cultura da empresa e do perfil dos colaboradores, que costumam ser jovens profissionais que buscam flexibilidade no ambiente de trabalho. 

Assim, oferecer a modalidade de trabalho remoto é uma prática comum nestas empresas, pois mostra-se mais econômica e condizente com os valores organizacionais.

O trabalho remoto, também conhecido como teletrabalho, já era implementado em diversas empresas em todo o mundo, especialmente da área de tecnologia. 

Porém, a pandemia de Covid-19 fez com que organizações de todos os tamanhos e segmentos precisassem se adaptar ao distanciamento social sem colocar em risco a produtividade das equipes.

Após meses neste novo formato, diversas empresas optaram pela sua continuidade mesmo depois da pandemia, enquanto outras irão adotar a modalidade de escritório híbrido, em que os profissionais devem ir até a sede da empresa apenas algumas vezes na semana, trabalhando remotamente nos outros dias.

Para o futuro, a expectativa é que o trabalho remoto continue crescendo pois, durante a pandemia, ficou claro para as empresas que este modelo é benéfico para os trabalhadores e para a sustentabilidade dos negócios.

Entre os benefícios para os profissionais, podemos destacar:

  • Redução de gastos com alimentação, transporte e outros;
  • Redução do tempo gasto com deslocamentos;
  • Diminuição do estresse devido ao trânsito e longas jornadas de trabalho;
  • Rotinas de trabalho mais flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada um;
  • Maior equilíbrio entre rotina profissional e vida pessoal;
  • Aumento da produtividade devido à diminuição das distrações presentes no ambiente corporativo.

Vantagens do home office para startups

Diferentemente de empresas tradicionais, que eram resistentes ao trabalho remoto até o início da pandemia, muitas startups já adotavam este modelo de gestão e sofreram poucas mudanças em sua rotina de trabalho.

Para implementar este formato, é preciso entender que o principal ativo da empresa não é a marca ou o produto, mas as pessoas. Com um time motivado e líderes competentes é possível superar os desafios e até mesmo melhorar as entregas.

Economia de recursos

Manter um escritório funcionando a semana inteira demanda um grande investimento em recursos como aluguel de espaço, contas de manutenção, limpeza, deslocamento dos profissionais, entre outros. 

Com o trabalho à distância, a empresa pode economizar esses recursos e investir em benefícios para os profissionais e na compra de equipamentos para proporcionar um escritório adequado mesmo em casa.

Contratação de talentos em qualquer lugar do mundo

Muitas empresas têm dificuldades em encontrar profissionais qualificados por perto, mas com o home office é possível superar as barreiras geográficas e aumentar a diversidade do time. 

Quando toda a empresa está estruturada para trabalhar remotamente, é possível contratar profissionais de qualquer lugar do mundo, pois suas habilidades e competências são mais importantes do que a localização. 

Da mesma forma, a empresa pode começar a prospectar clientes em outros lugares e ampliar seu público-alvo.

Aumento do engajamento e motivação

O trabalho home office oferece diversas vantagens para os profissionais, que podem organizar sua própria rotina, evitar as distrações presentes no ambiente de trabalho e dar mais atenção à vida pessoal. 

Ao perceber essas vantagens, os colaboradores sentem-se mais ligados à organização e ficam mais motivados para continuar atingindo metas e oferecendo resultados positivos. 

No entanto, a startup deve investir no treinamento dos líderes e gestores para que se adaptem ao novo modelo e aprendam a motivar a equipe mesmo com a distância física.

A organização também deve encontrar novas formas de reafirmar sua cultura e promover a integração entre os colaboradores, que pode sofrer o impacto do trabalho remoto.

Otimização de rotinas internas

Atualmente, existem diversas ferramentas de videoconferência, organização de processos e produtividade que facilitam a gestão de equipes e de tempo dos profissionais. 

As startups, que costumam ter um modelo de negócios diferente, possuem diversas vantagens sobre as empresas tradicionais, pois geralmente têm colaboradores jovens que se adaptam às tecnologias com maior facilidade. 

Essa característica também facilita a adaptação da rotina da empresa ao trabalho remoto, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

Muitas vezes, alterações no modelo de negócios necessitam da revisão de contratos, acordos de investimentos, acordos de sócios e mesmo mudanças na forma de contratação dos colaboradores.

Para isso, é preciso contar com um escritório de advocacia qualificado e especializado em lidar com empresas deste tipo.

A Becker Direito Empresarial está atenta ao potencial dos novos empreendedores e oferece um tratamento diferenciado para startups e scale-ups, com serviços como:

  • Estruturações societárias;
  • Elaboração e revisão de atas ou alterações contratuais;
  • Elaboração de acordos de investimentos, acordos de sócios ou acionistas, opções de compra e/ou venda de quotas sociais ou ações;
  • Profissionais com experiência de atuação para prestar consultoria nas áreas cível, trabalhista e de direito administrativo, inclusive na área da saúde e regulatória;
  • Assessoria na elaboração de contratos específicos para o desenvolvimento do modelo de negócio com segurança jurídica, desde a sua implantação;
  • Relacionamento com investidores e fundos de investimento;
  • E muito mais!

Entre em contato e tenha o suporte para manter sua startup funcionando mesmo em home office.