Notícias e Artigos

Quando considerar uma assessoria jurídica internacional?

Abertura de filiais e contratos no exterior são algumas situações em que é importante ter uma assessoria jurídica internacional. Saiba mais.
Marcelo Flores
11 de Maio, 2022

Em um mundo competitivo e globalizado, é cada vez mais comum as empresas aproveitarem oportunidades de negócios em outros países. Porém, é fundamental contar com uma assessoria jurídica internacional para que as operações sejam planejadas e executadas com tranquilidade e regularidade.

A internacionalização de empresas pode envolver contratos internacionais, laudos arbitrais, investimento estrangeiro e outras situações que podem ser resolvidas por uma assessoria jurídica internacional eficiente. Continue lendo e saiba em quais situações é importante contar com profissionais qualificados para dar suporte à sua empresa:

  • Abertura de filiais no exterior

Em um mundo cada vez mais globalizado, muitas empresas expandem suas relações comerciais para outros países por meio da abertura de filiais e representações.

No entanto, para ampliar a atuação da organização é preciso seguir algumas normas específicas de cada segmento.

Se uma empresa estrangeira deseja se estabelecer no Brasil, por exemplo, é preciso se adequar à legislação em relação ao registro, instalação e fiscalização dos órgãos oficiais.

Da mesma forma, empresas brasileiras que desejam operar em outros países devem seguir as leis locais.

Com uma equipe jurídica qualificada, é possível planejar e executar a operação da melhor maneira, evitando problemas futuros.

  • Contratos internacionais

Em geral, transações entre empresas de países diferentes envolvem vários detalhes importantes para a efetivação do acordo.

Dependendo da operação, é preciso estabelecer um foro estratégico para julgar eventuais litígios, por exemplo, além de conhecer a tributação corrente em cada país.

Os especialistas em direito empresarial internacional têm ampla expertise sobre as oscilações do mercado, parâmetros comerciais, modelos e regras dos países onde os contratos são celebrados.

A assessoria jurídica também é importante em casos de revisão contratual, assegurando a legalidade da negociação e a conformidade do processo negocial.

  • Negociações com empresas de outros países

Empresas que estão expandindo suas operações costumam estabelecer laços com organizações estrangeiras e, nesse caso, a consultoria e assessoria jurídica especializada têm um papel estratégico.

Em geral, as regras de importação ou exportação de matérias-primas, por exemplo, variam de acordo com as leis de cada país, seu idioma, práticas comerciais e outras especificidades.

Com uma equipe preparada e experiente, é possível compreender as estipulações e disposições dos acordos internacionais de comércio, tributação, entre outros fatores importantes para o sucesso da negociação.

Becker International Desk

Como você viu, ter uma assessoria jurídica especializada é fundamental para o sucesso da internacionalização de empresas.

O escritório de advocacia Becker integra uma aliança por meio da qual possibilitamos o atendimento dos clientes em qualquer parte do Brasil e do mundo.

Por meio do Becker International Desk, apoiamos processos de expansão internacional, processos de M&A, demandas estratégicas, atração de investimentos, instalação de novos negócios no Brasil, entre outros.

Para saber mais sobre consultoria e assessoria jurídica internacional, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

 

 

 

Marcelo Flores
Advogado
Sócio na Área de Contratos e Societário. Tem ampla experiência na estruturação societária, operações de fusões e aquisições e contratos. Tem vasto conhecimento em todas as fases necessárias para a implantação de parques de energias renováveis e PCHs (atuação perante a ANEEL, relacionamentos com bancos na análise e organização de documentos para obtenção das garantias exigidas pelo Poder Público, assessoria nos leilões de compra e venda de energia), além de experiência na coordenação em processos de due diligence para a compra e venda de empresas e de parques de energias renováveis. Conselheiro de Startups na Federação das Indústrias do Paraná - FIEP.
Compartilhar Postagem
Artigos Relacionados
02 de Fevereiro | Notícias
por Felipe Augusto Canto Bonfim

Contratos de Outsourcing de TI: quais os principais aspectos jurídicos da terceirização?
Entenda os principais aspectos jurídicos envolvidos em contratos de Outsourcing de TI e como a atuação de uma consultoria jurídica pode auxiliar....
26 de Janeiro | Notícias
por Fernando Henrique Zanoni

Do legal ao ético: como incorporar Compliance e Integridade em sua empresa?
Confira a importância da compliance empresarial para o sucesso dos negócios e conheça os pilares essenciais para a incorporação da conformidade....
19 de Janeiro | Notícias
por Lucia da Rocha Lusa

Contratos de Vesting e sua importância nas startups
Confira a importância de contar com assessoria jurídica para contratos de startup e saiba mais sobre a relevância dos contratos de Vesting....
Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252-1052 ou envie sua mensagem através do formulário

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX