Notícias e Artigos

Gestão de conflitos: o que é e quais os principais métodos

Entenda o que é gestão de conflitos em empresas e conheça os principais métodos de resolução de problemas
Marcelo Flores
14 de Dezembro, 2021

Tradicionalmente, empresas e organizações buscam o Poder Judiciário para solucionar suas divergências, o que nem sempre é satisfatório para ambas as partes. A gestão de conflitos, portanto, surgiu como uma solução mais ágil e econômica para evitar disputas judiciais.

Muitas vezes, a falta de celeridade, o alto custo envolvido e a insatisfação das empresas com o resultado final mostram que o modelo tradicional de gestão de conflitos nem sempre é eficaz. A alternativa é utilizar outros métodos, como negociação, mediação, arbitragem e litígio, para evitar sobrecarregar o Judiciário.

Métodos de resolução de conflitos

A resolução de conflitos consiste em um processo formal ou informal que duas ou mais partes usam com o objetivo de encontrar uma solução pacífica para alguma divergência. 

No mundo corporativo, pode ser aplicada em negociações de contratos ou mesmo para encontrar um consenso em disputas internas da organização. 

Em empresas familiares, ter uma gestão de conflitos é ainda mais importante para manter as relações interpessoais e profissionais. 

Com uma resolução eficiente e ágil de situações delicadas, é possível melhorar o clima organizacional e a produtividade dos colaboradores.

Os principais métodos utilizados são:

  • Negociação

A negociação é feita colaborativamente entre as partes para buscar um interesse comum a todos os envolvidos. 

Em uma disputa entre duas empresas, por exemplo, pode ser aplicada para reparar um relacionamento comercial prejudicado ou mesmo para resolver uma disputa sem atrair atenção da mídia e dos concorrentes.

Assim, é possível determinar a melhor alternativa para um consenso, caso não seja possível chegar a um acordo, e negociar um resultado satisfatório sem o auxílio de terceiros.

  • Mediação

Este método envolve a indicação de uma terceira parte neutra, que não está envolvida na disputa, e tem o papel de incentivar as partes a encontrar interesses subjacentes às suas posições sem impor uma solução. 

Nesse cenário, os mediadores trabalham diretamente com as partes, tanto em conjunto como em separado, para ajudá-las a descobrir uma solução satisfatória para ambas.

  • Arbitragem

A arbitragem tem um processo similar a um processo no tribunal, em que o árbitro ouve os argumentos e provas apresentados por ambos os lados e elabora uma decisão vinculativa. 

Em geral, os envolvidos não podem recorrer da decisão do árbitro, mas podem negociar a maioria dos aspectos relacionados ao processo.

  • Litígio

Seguindo esse método de resolução de conflitos, as partes buscam resolver suas divergências ao transferir a responsabilidade da decisão para um juiz.

Entre as desvantagens desse processo estão o alto custo econômico, a constante demora nas decisões e, muitas vezes, a insatisfação de uma das partes com o resultado.

Cada um desses métodos pode ser aplicado em diferentes contextos e a busca por métodos autocompositivos ou não adversariais de gestão já é realidade em inúmeras empresas.

Para isso, é importante contar com uma consultoria jurídica capacitada e experiente na mediação, arbitragem, negociação, práticas colaborativas e aplicação do Direito Sistêmico.

A Becker Direito Empresarial oferece soluções em resolução de conflitos, auxiliando as empresas na decisão sobre uso da cláusula arbitral como mecanismo alternativo de solução de conflito, com análise específica e profunda sobre o caso concreto, bem como:

  • Negociação de contratos, com atuação na mediação e busca pela resolução judicial e extrajudicial de conflitos;
  • Atuação pré-arbitral e arbitral: assessoria na elaboração de contratos com cláusula compromissória e adoção de providências necessárias à instauração do procedimento arbitral;
  • Atuação em práticas colaborativas de solução de conflitos;
  • Medidas preparatórias ou de urgência, bem como anulação ou execução de sentenças arbitrais perante o Poder Judiciário.

Confira nossas soluções em gestão de conflitos e converse com um de nossos consultores.

 

Marcelo Flores
Advogado
Sócio nas áreas de Direito Societário e Contratos, atua há anos com estruturação societária, operações de fusões e aquisições e contratos. Tem vasta experiência em todas as fases necessárias para a implantação de parques de energias renováveis e PCHs (atuação perante a ANEEL, relacionamentos com bancos na análise e organização de documentos para obtenção das garantias exigidas pelo Poder Público, assessoria nos leilões de compra e venda de energia), além de experiência na coordenação em processos de due diligence para a compra e venda de empresas e de parques de energias renováveis.
Compartilhar Postagem

Artigos Relacionados

20 de Junho | Notícias
por Rafael Reis

Qual o impacto do novo regulamento da ANPD para as startups?

Entenda a quem se aplica a Resolução nº 02/2022 da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e as principais mudanças da LGPD para startups....
13 de Junho | Notícias
por Rafael Reis

Trabalho remoto: de quem é a responsabilidade de vazamento de dados?

Entenda de quem é a responsabilidade em caso de vazamento de dados e o que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre trabalho remoto....
10 de Junho | Notícias
por Luciana Kishino

A importância de compliance ambiental na empresa

Entenda o que é compliance ambiental e qual a importância de adotar práticas de conformidade na sua organização....

Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252.1052 ou envie sua mensagem pelo formulário ao lado.

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX