Notícias e Artigos

Expansão de empresas: o que levar em consideração antes de investir?

Saiba o que levar em consideração antes de investir em um plano de expansão de empresas, aumentando as chances de sucesso.
Marcelo Flores
28 de Outubro, 2021

Em um mercado cada vez mais competitivo e passando por constantes transformações, as empresas estão buscando por atualizações, seja adotando novas tecnologias, firmando parcerias com outras organizações ou criando um plano de expansão. Para isso, é importante contar com uma assessoria jurídica especializada desde o início do planejamento.

Os negócios que desejam manter uma boa lucratividade e sucesso a longo prazo devem continuar investindo em seu próprio desenvolvimento e, na maioria das vezes, o plano de expansão é a melhor maneira de garantir a sobrevivência do empreendimento e desenvolver ao máximo seu potencial.

Porém, um plano de negócios sustentável deve levar em consideração alguns pontos que, ao serem observados individualmente, contribuem para eliminar parte dos riscos e aumentar as chances de sucesso. 

Confira o que levar em consideração antes de expandir uma empresa:

1. Situação jurídica das empresas envolvidas e dos sócios

Algumas formas de expandir uma empresa envolvem a formação de consórcios, fusões e aquisições, entre outras possibilidades de transações com outras companhias. 

Por isso, antes de continuar com o planejamento, é importante analisar a situação jurídica das empresas, suas obrigações contratuais com os sócios e terceiros, vínculos, entre outros fatores. 

Em alguns casos, também é necessário avaliar questões relacionadas aos sócios da empresa, pois o capital social de cada um compõe patrimônio que pode ser utilizado para o cumprimento de obrigações da sociedade, influenciando o andamento das negociações. 

Dessa forma, a orientação jurídica adequada é fundamental para fazer um levantamento completo e avaliar a situação em que a empresa se encontra, aumentando a segurança e transparência.

2. Lucro e possibilidades de crescimento

Se o objetivo é expandir e aumentar os lucros, é fundamental estudar com atenção o faturamento histórico do seu negócio, de outras empresas envolvidas no projeto e, se possível, dos concorrentes. 

Dependendo do segmento, pode haver uma instabilidade nos números e reduzir a lucratividade do acordo. 

Em alguns casos, pequenos erros de gestão diminuem a rentabilidade de empresas com grande potencial, então é importante contar com apoio especializado para garantir que a companhia tenha chances de crescimento.

3. Base de clientes

Em geral, projetos de expansão demandam um alto volume de receita que seja suficiente para, ao menos, suportar o custo fixo da operação. 

Para isso, durante o planejamento, é importante analisar se a base de clientes que a empresa já possui pode cobrir o custo de manutenção do negócio a longo prazo.

A partir desse levantamento, é possível analisar as oportunidades de expansão da empresa que não tenham sido consideradas com o aprofundamento necessário.

4. Assessoria jurídica para novos negócios, projetos de expansão e infraestrutura

Um projeto de expansão costuma trazer grandes vantagens, mas também riscos para as empresas envolvidas.

Assim, para aumentar as chances de sucesso, é fundamental contar com a assessoria de profissionais qualificados e experientes na área.

O escritório de advocacia Becker Direito Empresarial une conhecimento jurídico, visão de negócios, relacionamento com agentes de mercado, capilaridade no Brasil e no exterior, além de experiência em diversas áreas.

Dessa forma, é possível gerar alternativas e oportunidades de alto valor agregado para viabilizar, sustentar, reestruturar e expandir a sua empresa, com serviços como:

  • Protocolos de intenção;
  • Estruturação e gerenciamento de contratos;
  • Constituição e registros;
  • Apoio negocial;
  • Assessoria para participação em licitações públicas e privadas;
  • Análise jurídica das estruturações de financiamento;
  • Formação de consórcios;
  • Entre outros.

Para saber mais sobre os serviços da Becker Direito Empresarial e como criar um plano de expansão para a sua empresa, entre em contato conosco.

 

Marcelo Flores
Advogado
Sócio na Área de Contratos e Societário. Tem ampla experiência na estruturação societária, operações de fusões e aquisições e contratos. Tem vasto conhecimento em todas as fases necessárias para a implantação de parques de energias renováveis e PCHs (atuação perante a ANEEL, relacionamentos com bancos na análise e organização de documentos para obtenção das garantias exigidas pelo Poder Público, assessoria nos leilões de compra e venda de energia), além de experiência na coordenação em processos de due diligence para a compra e venda de empresas e de parques de energias renováveis. Conselheiro de Startups na Federação das Indústrias do Paraná - FIEP.
Compartilhar Postagem
Artigos Relacionados
29 de Fevereiro | Notícias
por Marilia Bugalho Pioli

O Contencioso Estratégico na tomada de decisões
Confira no artigo o que é Contencioso Estratégico e entenda sua importância para a tomada de decisões....
02 de Fevereiro | Notícias
por Felipe Augusto Canto Bonfim

Contratos de Outsourcing de TI: quais os principais aspectos jurídicos da terceirização?
Entenda os principais aspectos jurídicos envolvidos em contratos de Outsourcing de TI e como a atuação de uma consultoria jurídica pode auxiliar....
26 de Janeiro | Notícias
por Fernando Henrique Zanoni

Do legal ao ético: como incorporar Compliance e Integridade em sua empresa?
Confira a importância da compliance empresarial para o sucesso dos negócios e conheça os pilares essenciais para a incorporação da conformidade....
Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252-1052 ou envie sua mensagem através do formulário

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX