Notícias e Artigos

Transformação digital: qual o impacto da tecnologia e inovação nas empresas?

Saiba mais sobre o impacto da transformação digital nas empresas e os benefícios de investir em tecnologia e inovação.
Caroline Emanuelle Chusta Moresco
24 de Agosto, 2021

Em um mundo cada vez mais conectado e movido a dados, as empresas que adotam a tecnologia e a inovação a favor dos negócios conseguem melhorar seus resultados e se destacar no mercado. Porém, somente adotar soluções tecnológicas pontuais não é o suficiente, é preciso mudar a cultura da organização para colocar em prática a transformação digital.

A transformação digital pode ser definida como a utilização de soluções tecnológicas por empresas para se posicionar como um negócio inovador. Para isso, mais do que adotar ferramentas, é preciso saber como identificar oportunidades tecnológicas no mercado que irão otimizar os resultados da empresa e aumentar sua competitividade.

Na prática, esse processo de transformação começa com a mudança da mentalidade dos gestores e colaboradores, pois é preciso colocar a tecnologia como um elemento central do negócio que irá melhorar os demais processos internos.

No mundo corporativo, inovar é mais do que ter uma ideia inédita, é unir criatividade e atitude para gerar resultados à empresa. Com isso, é possível aprimorar as atividades até chegar a um produto ou serviço cada vez melhor.

Muitas empresas já nascem com o DNA digital e conseguem se destacar no mercado, porém, organizações de diversos segmentos podem se beneficiar desse novo conceito de gestão mais alinhado ao contexto atual e às necessidades dos clientes.

Em geral, existem quatro tipos de inovação no meio empresarial:

  1. Tecnológica: ocorre através de novas técnicas, equipamentos e softwares.
  2. Produção: relacionada à parte prática, com novas técnicas e formas de chegar ao produto final de maneira cada vez mais assertiva e eficiente.
  3. Comercial: envolve mudanças na maneira como o produto ou serviço é comercializado, buscando novas formas de chegar até os clientes.
  4. Organizacional: realiza mudanças profundas na estrutura da organização, visando a otimizar a rotina de produção.

Benefícios da tecnologia e inovação para empresas

  • Otimização de processos

Atualmente, existem várias tecnologias que facilitam e automatizam processos manuais, como envio de e-mails, atualização de cadastros de clientes e fornecedores, cálculo de valores, atendimento aos clientes, entre outras. 

Com as soluções tecnológicas adequadas, as equipes não precisam realizar ações repetitivas e burocráticas que consomem muito tempo e prejudicam a produtividade, além de que é reduzir eventuais erros e falhas humanas que poderiam ocorrer, tendo em vista a diminuição dos processos manuais.

  • Aumento da produtividade

Quando os profissionais não precisam mais se preocupar com as tarefas que foram automatizadas, eles podem se dedicar a questões mais importantes e estratégicas do negócio. 

Essas pequenas mudanças agilizam a rotina diária e possibilitam a integração entre diversas áreas da empresa, proporcionando aos gestores uma visão completa dos processos internos.

  • Vantagem competitiva

Ao adotar a tecnologia como ponto principal da estratégia, a empresa melhora seus processos internos, aperfeiçoa seu produto ou serviço e entrega cada vez mais valor aos clientes. 

Com isso, ganha vantagem competitiva com relação aos concorrentes e é vista no mercado como uma empresa inovadora. 

As soluções tecnológicas utilizadas no dia a dia também melhoram os processos internos e auxiliam na tomada de decisões, gerando benefícios para todas as áreas da organização.

  • Redução de custos

A tecnologia usada da maneira correta ajuda a eliminar desperdícios, reduzir gastos com erros manuais e evitar contratações desnecessárias. 

O atendimento aos clientes, por exemplo, pode ser automatizado com chatbots e sistemas que ajudam a organizar as demandas e otimizar o trabalho dos profissionais para os casos mais complexos. 

Assim, investir na tecnologia adequada à rotina e ao segmento de cada empresa traz mais eficiência para o dia a dia e resultados cada vez melhores para o negócio.

Se a sua empresa está passando pelo processo de transformação digital, é importante contar com a assessoria jurídica adequada. 

A Becker é um escritório de advocacia inovador que ajuda organizações de diversos segmentos a adotarem a tecnologia e inovação em seus negócios. Entre em contato conosco e saiba mais.

Caroline Emanuelle Chusta Moresco
Advogado
Advogada da área de Tecnologia e Inovação Digital, trabalha nas implementações de Programas de Governança em Privacidade e Proteção de Dados. É pesquisadora no Grupo Permanente de Discussão em Privacidade e Proteção de Dados da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR.
Compartilhar Postagem

Artigos Relacionados

25 de Novembro | Notícias
por Juliana Mailene Belz Moroz Ariello

5 dicas para sua empresa vender bem na Black Friday

5 dicas para sua empresa vender bem na Black Friday...
17 de Novembro | Notícias
por Rafael Reis

Política de privacidade: o que é e como elaborar?

Entenda o que é política de privacidade e como elaborar esse documento atendendo aos requisitos da LGPD e do Marco Civil da Internet....
28 de Outubro | Notícias
por Marcelo Flores

Expansão de empresas: o que levar em consideração antes de investir?

Saiba o que levar em consideração antes de investir em um plano de expansão de empresas, aumentando as chances de sucesso....

Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252.1052 ou envie sua mensagem pelo formulário ao lado.

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX