Notícias e Artigos

Transformação digital: qual o impacto da tecnologia e inovação nas empresas?

Saiba mais sobre o impacto da transformação digital nas empresas e os benefícios de investir em tecnologia e inovação.
Caroline Emanuelle Chusta Moresco
24 de Agosto, 2021

Em um mundo cada vez mais conectado e movido a dados, as empresas que adotam a tecnologia e a inovação a favor dos negócios conseguem melhorar seus resultados e se destacar no mercado. Porém, somente adotar soluções tecnológicas pontuais não é o suficiente, é preciso mudar a cultura da organização para colocar em prática a transformação digital.

A transformação digital pode ser definida como a utilização de soluções tecnológicas por empresas para se posicionar como um negócio inovador. Para isso, mais do que adotar ferramentas, é preciso saber como identificar oportunidades tecnológicas no mercado que irão otimizar os resultados da empresa e aumentar sua competitividade.

Na prática, esse processo de transformação começa com a mudança da mentalidade dos gestores e colaboradores, pois é preciso colocar a tecnologia como um elemento central do negócio que irá melhorar os demais processos internos.

No mundo corporativo, inovar é mais do que ter uma ideia inédita, é unir criatividade e atitude para gerar resultados à empresa. Com isso, é possível aprimorar as atividades até chegar a um produto ou serviço cada vez melhor.

Muitas empresas já nascem com o DNA digital e conseguem se destacar no mercado, porém, organizações de diversos segmentos podem se beneficiar desse novo conceito de gestão mais alinhado ao contexto atual e às necessidades dos clientes.

Em geral, existem quatro tipos de inovação no meio empresarial:

  1. Tecnológica: ocorre através de novas técnicas, equipamentos e softwares.
  2. Produção: relacionada à parte prática, com novas técnicas e formas de chegar ao produto final de maneira cada vez mais assertiva e eficiente.
  3. Comercial: envolve mudanças na maneira como o produto ou serviço é comercializado, buscando novas formas de chegar até os clientes.
  4. Organizacional: realiza mudanças profundas na estrutura da organização, visando a otimizar a rotina de produção.

Benefícios da tecnologia e inovação para empresas

  • Otimização de processos

Atualmente, existem várias tecnologias que facilitam e automatizam processos manuais, como envio de e-mails, atualização de cadastros de clientes e fornecedores, cálculo de valores, atendimento aos clientes, entre outras. 

Com as soluções tecnológicas adequadas, as equipes não precisam realizar ações repetitivas e burocráticas que consomem muito tempo e prejudicam a produtividade, além de que é reduzir eventuais erros e falhas humanas que poderiam ocorrer, tendo em vista a diminuição dos processos manuais.

  • Aumento da produtividade

Quando os profissionais não precisam mais se preocupar com as tarefas que foram automatizadas, eles podem se dedicar a questões mais importantes e estratégicas do negócio. 

Essas pequenas mudanças agilizam a rotina diária e possibilitam a integração entre diversas áreas da empresa, proporcionando aos gestores uma visão completa dos processos internos.

  • Vantagem competitiva

Ao adotar a tecnologia como ponto principal da estratégia, a empresa melhora seus processos internos, aperfeiçoa seu produto ou serviço e entrega cada vez mais valor aos clientes. 

Com isso, ganha vantagem competitiva com relação aos concorrentes e é vista no mercado como uma empresa inovadora. 

As soluções tecnológicas utilizadas no dia a dia também melhoram os processos internos e auxiliam na tomada de decisões, gerando benefícios para todas as áreas da organização.

  • Redução de custos

A tecnologia usada da maneira correta ajuda a eliminar desperdícios, reduzir gastos com erros manuais e evitar contratações desnecessárias. 

O atendimento aos clientes, por exemplo, pode ser automatizado com chatbots e sistemas que ajudam a organizar as demandas e otimizar o trabalho dos profissionais para os casos mais complexos. 

Assim, investir na tecnologia adequada à rotina e ao segmento de cada empresa traz mais eficiência para o dia a dia e resultados cada vez melhores para o negócio.

Se a sua empresa está passando pelo processo de transformação digital, é importante contar com a assessoria jurídica adequada. 

A Becker é um escritório de advocacia inovador que ajuda organizações de diversos segmentos a adotarem a tecnologia e inovação em seus negócios. Entre em contato conosco e saiba mais.

Caroline Emanuelle Chusta Moresco
Advogado
Advogada da área de Tecnologia e Inovação Digital, trabalha nas implementações de Programas de Governança em Privacidade e Proteção de Dados. É pesquisadora no Grupo Permanente de Discussão em Privacidade e Proteção de Dados da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR.
Compartilhar Postagem

Artigos Relacionados

16 de Maio | Notícias
por Marcelo Flores

4 estratégias de internacionalização de empresas

Confira 4 estratégias de internacionalização de empresas e as principais vantagens de investir em cada uma....
11 de Maio | Notícias
por Marcelo Flores

Quando considerar uma assessoria jurídica internacional?

Abertura de filiais e contratos no exterior são algumas situações em que é importante ter uma assessoria jurídica internacional. Saiba mais....
04 de Marco | Notícias
por Marcelo Flores

Acordo de acionistas: entenda o que é e como funciona

Previsto na Lei das Sociedades Anônimas, o acordo de acionistas é um instrumento essencial para as empresas. Entenda o que é e como é feito....

Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252.1052 ou envie sua mensagem pelo formulário ao lado.

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX