Notícias e Artigos

A importância da consultoria jurídica para pequenas empresas

Saiba mais sobre a importância da consultoria jurídica para pequenas empresas e conheça as vantagens de investir nesse serviço.
Marcelo Flores
15 de Outubro, 2021

Na maioria das vezes, as empresas costumam buscar auxílio jurídico quando recebem uma cobrança judicial ou precisam resolver um problema. Porém, com uma consultoria jurídica para pequenas empresas é possível atuar de forma preventiva e resolver questões legais relacionadas a contratos, funcionários, entre outras possibilidades.

A consultoria jurídica para pequenas empresas é uma alternativa mais eficiente e com melhor custo-benefício, pois garante a proteção legal do negócio e evita problemas futuros. Esse investimento, portanto, é indicado para organizações de todos os tamanhos e segmentos, oferecendo orientação adequada no dia a dia.

As demandas do direito empresarial envolvem diversas ações, como questões societárias relacionadas à disputa entre sócios, constituições de empresas, dissoluções de sociedades, compra e venda, entre outras aplicações.

Além disso, o advogado também oferece suporte de natureza tributária, assessoria e elaboração de contratos, demandas trabalhistas, disputa por marcas e patentes, direito do consumidor, licitações e outras necessidades dos empresários.

Vantagens da consultoria jurídica para pequenas empresas

  • Auxílio no planejamento

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um planejamento empresarial é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Assim, com uma assessoria jurídica, o empresário consegue antecipar riscos, celebrar contratos com maior segurança e tomar decisões mais assertivas e estratégicas.

O planejamento adequado também contribui para a economia de tempo e recursos, já que o advogado com maior experiência na área pode orientar o empresário a expandir suas atividades de forma concreta e segura.

  • Segurança jurídica e prevenção

No âmbito empresarial, a prevenção é sempre a melhor opção, principalmente quando o assunto é a sobrevivência de pequenas empresas.

Seja qual for o segmento, existem legislações específicas que devem ser seguidas, bem como a exigência de licenças, alvarás e outros documentos que possibilitam o funcionamento do negócio.

Com o auxílio de um escritório de advocacia especializado em Direito Empresarial, é possível antecipar riscos e prevenir danos, mantendo o estabelecimento funcionando de acordo com a lei.

Assim, investir em prevenção ajuda a economizar tempo e evita a contratação emergencial de um advogado para atuar em disputas judiciais que poderiam ter sido evitadas.

  • Economia

A assessoria jurídica desde o início do planejamento ajuda o empresário a considerar diversos aspectos e tomar decisões mais assertivas de acordo com os objetivos do negócio.

Em pequenas empresas, investir em uma consultoria qualificada também ajuda a economizar com relação à prevenção de demandas judiciais, ajudando no crescimento da organização.

Isso acontece porque o dinheiro que seria gasto com pagamento de multas, indenizações, honorários e negociações inadequadas pode ser direcionado a novos investimentos, com o apoio do advogado.

  • Segurança nas negociações

A tomada de decisões é um dos fatores-chave de uma empresa bem-sucedida e abrange a negociação com fornecedores, regularização em órgãos públicos e outras demandas diárias que podem ser resolvidas com a orientação de um advogado.

Assim, tomar medidas de proteção jurídica, como auditoria na empresa e adequação de contratos, por exemplo, ajuda a evitar prejuízos futuros.

Um advogado especializado evita ainda que o empresário aceite cláusulas abusivas de contratos, obrigações indevidas e mantém a empresa amparada juridicamente, prevenindo multas e perdas.

Por isso, é importante contar com um escritório especializado em Direito Empresarial e profissionais com ampla experiência na área.

Saiba mais sobre a Becker Direito Empresarial e conheça nossas soluções em consultoria jurídica para pequenas empresas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo Flores
Advogado
Sócio nas áreas de Direito Societário e Contratos, atua há anos com estruturação societária, operações de fusões e aquisições e contratos. Tem vasta experiência em todas as fases necessárias para a implantação de parques de energias renováveis e PCHs (atuação perante a ANEEL, relacionamentos com bancos na análise e organização de documentos para obtenção das garantias exigidas pelo Poder Público, assessoria nos leilões de compra e venda de energia), além de experiência na coordenação em processos de due diligence para a compra e venda de empresas e de parques de energias renováveis.
Compartilhar Postagem

Artigos Relacionados

25 de Novembro | Notícias
por Juliana Mailene Belz Moroz Ariello

5 dicas para sua empresa vender bem na Black Friday

5 dicas para sua empresa vender bem na Black Friday...
17 de Novembro | Notícias
por Rafael Reis

Política de privacidade: o que é e como elaborar?

Entenda o que é política de privacidade e como elaborar esse documento atendendo aos requisitos da LGPD e do Marco Civil da Internet....
28 de Outubro | Notícias
por Marcelo Flores

Expansão de empresas: o que levar em consideração antes de investir?

Saiba o que levar em consideração antes de investir em um plano de expansão de empresas, aumentando as chances de sucesso....

Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252.1052 ou envie sua mensagem pelo formulário ao lado.

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX