Notícias e Artigos
VALOR DE MERCADO DO MAGAZINE LUIZA CRESCE MAIS DE 30 VEZES E CHEGA A R$ 13,2 BILHÕES
05 de
Setembro,
2017
Valorização recorde foi alcançada durante a gestão de Frederico Trajano, filho de Luiza Trajano
Sucessão
Fred, como o filho de Luiza Trajano é conhecido no setor, começou a ser preparado em 2014 para assumir o lugar de sua mãe, que preside o conselho da companhia. Marcelo Silva (ex-Bompreço e Casas Pernambucanas), presidente executivo do grupo Magazine Luiza à época, começou a moldá-lo para a sucessão. “Criou-se um mito no mercado de que eu preparei o Frederico para assumir a presidência. Quem fez isso, na verdade, foi o Marcelo”, diz Luiza, que é “o lado institucional do Magazine Luiza”. Segundo a empresária, foi Frederico quem cavou seu espaço na empresa. “Quando Frederico decidiu entrar no Magazine Luiza, em 2001 [ele tinha 24 anos], ele se dedicou a criar uma plataforma digital para o negócio e foi para Franca [cidade do interior de São Paulo, onde a companhia foi fundada]. Ele apostou na integração das lojas físicas e digital quando todo mundo fazia exatamente o contrário”, disse. Formado em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Fred morou fora e foi trabalhar no mercado financeiro antes de chegar ao grupo. Para Marcos Gouvêa de Souza, especialista de varejo e sócio da consultoria GS&MD, o lado mais pragmático do herdeiro é uma das principais características que o difere de Luiza Trajano. “Frederico teve sorte dupla. É competente e foi preparado por Marcelo Silva [vice-presidente do conselho de administração da companhia], que passou por importantes redes de varejo, como Bom Preço e Casas Pernambucanas. Ele pegou a empresa em um momento em que a casa estava sendo arrumada”, disse. Em outubro de 2015, a empresa tinha feito grupamento de ações (na equivalência de 8 para uma) para reduzir as oscilações dos papéis da empresa, que estavam cotados a R$ 2 à época. Nesta segunda-feira (5), a companhia aprovou, em assembleia, o desmembramento (de uma para oito), por conta da alta valorização dos papéis. A cotação de ontem fechou a R$ 621,79 e passará a valer R$ 77,72. Com menos dívida e a casa arrumada, a companhia não descarta fazer emissão de novas ações no mercado (operação conhecida como “follow on”). A empresa não comenta o assunto. Para analistas de mercado, o momento é bom para a expansão da varejista e ficará ainda melhor, se a retomada da economia vier para ficar. No entanto, Frederico deve seguir com cautela. Todo o movimento bem-sucedido feito neste passado recente, diz uma fonte próxima ao grupo, não é garantia de sucesso futuro. Cautela é o nome do jogo em um setor que ainda não ser recuperou totalmente e que depende dos novos rumos político e econômico do país. Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/valor-de-mercado-do-magazine-luiza-cresce-mais-de-30-vezes-echega-a-r-132-bilhoes-a6o8pb8bfzcxsggdpbh5kbbhx
Artigos Relacionados
Fale Conosco
Entre em contato pelo telefone (41) 3252-1052 ou envie sua mensagem através do formulário