Saiba como escolher um escritório especializado em Direito Empresarial

Uma assessoria jurídica de qualidade é fundamental para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento em que atua. Porém, é importante escolher um escritório especializado em Direito Empresarial, com profissionais qualificados e em constante atualização, para atuar tanto na prevenção quanto na resolução de problemas.

Um escritório especializado em Direito Empresarial é responsável por diversos assuntos importantes para a gestão da organização, como questões societárias, direitos do consumidor, legislação trabalhista, direito público, direito da saúde, fusões, aquisições e práticas de cobrança.

Por isso, contar com o apoio regular de uma assessoria jurídica facilita a administração da empresa como um todo, pois reduz os riscos de processos e também ajuda na resolução de diversas questões relacionadas ao negócio.

O que buscar em um escritório de Direito Empresarial

É comum surgirem algumas dúvidas ao escolher um escritório de advocacia especializado na área. Confira os principais fatores a serem considerados antes de tomar uma decisão:

Conhecimento em diversas áreas

Como você viu, mesmo o Direito Empresarial sendo uma área específica, a gestão de uma empresa envolve questões de outros ramos jurídicos, como Direito do Trabalho e Direito do Consumidor, por exemplo.

Ao contratar um único profissional, é mais difícil que ele tenha o conhecimento necessário para auxiliar em todas essas questões.

Por isso, é importante contratar um escritório com uma equipe especializada nas diversas áreas relacionadas ao seu negócio. Com isso, é possível elaborar uma estratégia completa e adaptada para as necessidades de cada empresa.

Experiência e preparação

Assim como o conhecimento teórico é importante para um bom profissional, a prática jurídica é essencial para um bom advogado empresarial. 

Por meio da experiência prática, o profissional entende melhor os procedimentos e burocracias de cada situação, assim como os posicionamentos específicos de cada tribunal e as decisões judiciais que podem afetar seu negócio.

Por isso, pesquise sobre o tempo de funcionamento do escritório, a experiência dos advogados e sua atuação com outras empresas do mesmo setor.

Também é importante que o profissional esteja preparado para mergulhar no dia a dia da sua empresa e conhecer os processos internos para poder aconselhá-lo da maneira adequada.

Atualização constante e busca por inovação

Outro ponto importante que deve ser avaliado é se os advogados são qualificados para atuar na área e se estão atualizados com relação a mudanças recentes na legislação e novos entendimentos dos tribunais.

Além disso, um bom escritório de advocacia está sempre em busca da inovação, seja utilizando a tecnologia para facilitar os trâmites e processos internos ou contratando profissionais especializados nas mais diversas áreas.

Para isso, é importante que você procure conhecer alguns casos em que o escritório atuou, assim como o perfil dos clientes que são atendidos. 

Se você tem uma startup ou empresa de tecnologia, por exemplo, é fundamental que os advogados estejam em constante atualização, já que o setor ainda é recente e existem poucos precedentes.

Nesse cenário, contratar um escritório especializado e com uma equipe completa torna-se ainda mais importante para uma assessoria jurídica eficiente.

Atendimento de qualidade

Antes de contratar os serviços de um escritório de advocacia, é importante conversar com os profissionais e marcar encontros presenciais para verificar a qualidade do atendimento ofertado.

Durante as reuniões, procure tirar todas as suas dúvidas e verifique se os profissionais estão dispostos a esclarecê-las de forma transparente e compreensível.

Também é importante confirmar quais canais de comunicação serão utilizados e o tempo de resposta, já que podem surgir dúvidas e situações inesperadas que demandam ações urgentes.

Ao perguntar sobre essas questões, você terá mais chances de realizar uma parceria de sucesso, com benefícios reais para a sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas de como escolher um escritório especializado em Direito Empresarial, entre em contato conosco. Temos uma equipe qualificada para atuar em diversas áreas e oferecer o melhor atendimento jurídico para a sua empresa.