Notícias e Artigos

O que é Sandbox?

O sandbox, está agora previsto em lei, mais especificamente no Marco Legal das Startups (Lei no 182/2021), vigente desde o início de setembro de 2021.
Marilia Bugalho Pioli
08 de Setembro, 2021

O sandbox (ambiente regulatório experimental), já disciplinado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no Bacen (Banco Central do Brasil) e na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), está agora previsto em lei, mais especificamente no Marco Legal das Startups (Lei no 182/2021), vigente desde o início de setembro de 2021.

O termo inglês significa, literalmente, “caixa de areia”, dando a conotação de isolamento, de separação. A ideia é isolar modelos inovadores da regulação tradicional para serem testados, considerando que muitas vezes as normas tradicionais, muitas vezes também obsoletas, impedem o avanço de inovações.

No ambiente regulatório experimental, as entidades reguladoras setoriais definem um conjunto de regras simplificadas para permitir que empresas possam desenvolver e testar modelos de negócios e tecnologias inovadoras. Os testes acontecem em condições limitadas em escopo e duração, sob supervisão de reguladores.

Pelo sandbox, todos os órgãos e as entidades da Administração Pública com competência de regulamentação setorial podem afastar a incidência de normas, sob sua competência, em relação à entidade ou aos grupos de entidades reguladas, e com isso poderão estudar em condições reais os benefícios e riscos das inovações propostas em cada setor, permitindo o desenvolvimento de normas mais adequadas para abrigar as novas tendências do mercado.

Na prática, pessoas jurídicas participantes dos programas poderão receber autorizações temporárias para testar modelos de negócio inovadores, desenvolvendo soluções disruptivas que não seriam possíveis pelo sistema de normas vigente. 

O sandbox permite condições técnicas e jurídicas para que soluções sejam de fato experimentadas em ambiente real e tenham seus impactos  avaliados e sopesados antes da tomada de decisão estatal, seja legislativa, regulatória ou de contratação pública em larga escala. O ambiente de sandbox oferece oportunidades únicas para produtos e modelos de negócios a partir de interações junto ao gestor do ambiente durante o período de experimentação. 

O programa é um indubitável modelo amigável à inovação, reconhecedor da imperatividade de mudança de postura do Estado regulador em uma realidade em que a disrupção ganha cada vez mais espaço.

Marilia Bugalho Pioli
Advogado
Sócia na área de Direito Cível, Direito Público e Direito da Saúde, atua perante vários órgãos públicos, agências (ANTT, ANS, Anvisa,...) e Conselhos Profissionais. Na área da saúde tem vasta experiência em responsabilidade civil por erro médico e defesa de profissionais em Processos Ético-Profissionais. Foi também professora de Legislação aplicada à Saúde em cursos de MBA e é palestrante.
Compartilhar Postagem
Artigos Relacionados
02 de Abril | Artigos
por Fernando Henrique Zanoni

A Árvore da Fraude: entendendo as raízes e galhos das práticas fraudulentas
Acompanhe o artigo para conhecer mais sobre a Árvore da Fraude e entender a importância de combater as práticas fraudulentas nas organizações....
12 de Dezembro | Artigos
por Luciana Kishino

Os grandes casos de recuperação judicial de 2023 e a importância do Compliance Empresarial
Entenda como Americanas, 123 Milhas, Oi e outras empresas passaram por recuperações judiciais e a importância do Compliance nesses processos....
06 de Dezembro | Artigos
por Ricardo Becker

Instrumentos para a solução dos conflitos contratuais
Confira no artigo exemplos de métodos alternativos para a resolução de conflitos contratuais em relações empresariais....
Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252-1052 ou envie sua mensagem através do formulário

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX