Notícias e Artigos

Por que o escritório de direito empresarial que atende sua empresa deve ser inovador?

por Becker Direito Empresarial
25 de Fevereiro, 2021
As empresas não podem parar, pois tem que se aprimorar constantemente, reinventar-se,  melhorar os negócios atuais e buscar novos negócios e em especial manter e disseminar uma cultura de inovação. E o escritório de direito empresarial que atende a sua empresa não pode ser diferente, pois a ideia de tradição, com limites rigidamente estabelecidos, é literalmente coisa do passado. O DNA da inovação também deve permear o escritório de direito empresarial, e é preciso que advogados e demais integrantes da equipe acompanhem as transformações sociais e se apropriem das inovações que surgem constantemente. Alguns aspectos evidentes em que a inovação é bem-vinda estão nas soluções de atendimento aos clientes, soluções jurídicas focadas nos negócios em em resultados, nas formas de segmentar o mercado para abordar novas demandas, na busca por mais práticas focadas na conciliação e não no litígio e inclusive no uso da visão empreendedora para auxiliar no âmbito estratégico e no dia a dia do negócio do cliente. É o nível de exigência apresentado pelos clientes que motiva o movimento em direção à inovação. 

Como a inovação cria novas relações entre advogados e clientes

Uma das principais mudanças de perspectiva está na troca de foco: das necessidades do escritório de advocacia, para as necessidades de seus clientes. Por meio da chamada inovação incremental são pensados novos modelos de atendimento, que priorizem as demandas da carteira de clientes.   A partir daí é possível lançar mão da inovação exploratória, que irá estabelecer maneiras futuras de melhorar o serviço oferecido. A tendência é que os escritórios de advocacia passem a adotar o design de processos, incorporando novas tecnologias e o trabalho multidisciplinar com uma combinação de profissionais que possuam diferentes tipos de formação na área jurídica.  É fundamental observar pontos que indicam uma mentalidade inovadora não apenas em um escritório de advocacia, mas em qualquer empresa:

Alinhamento de ideias na busca pela inovação

Como está relacionada com transformações profundas e novos aprendizados é necessário que a alta diretoria da empresa esteja comprometida com os investimentos e riscos presentes em qualquer processo de inovação. Isso estimulará o aparecimento e a aplicação de novas ideias.

Estrutura flexível

Ambientes com uma hierarquia menos verticalizada tendem a receber melhor as ações de inovação. Como as trocas ocorrem de forma mais fluida entre os setores e colaboradores, as ideias surgem com mais frequência e são implementadas de maneira mais ágil.

Contar com influenciadores

Todas as organizações possuem figuras estratégicas, responsáveis por fazer com que o processo de inovação tenha um trânsito facilitado. Essas pessoas mantêm a motivação necessária para que as mudanças sejam maiores que as resistências e ocorram organicamente por todos os setores do negócio.

Foco no treinamento

Para garantir a implementação de uma cultura de inovação é indispensável fazer treinamentos constantes que coloquem todos os indivíduos em um mesmo nível de entendimento sobre a importância dos processos implantados.

Olhar para fora

Inovar também tem a ver com manter um canal aberto com os pontos de conexão entre a empresa e o mercado. As soluções bem sucedidas que surgem internamente podem ser ampliadas e gerar melhorias no relacionamento com clientes, fornecedores, concorrentes e até mesmo com o poder público. 

O Direito evolui com o mercado

A revolução digital é uma realidade e exigiu a quebra de diversos paradigmas no universo jurídico. A absorção de soluções oferecidas pelas novas tecnologias impactou a produtividade dos escritórios de advocacia e consequentemente sua relação com as empresas clientes. O ganho de tempo é um dos resultados mais perceptíveis. Por meio de ferramentas como softwares jurídicos responsáveis por aumento de produtividade para os usuários, é possível alcançar uma economia considerável na hora/mês dos colaboradores da área. Essas soluções permitem que o atendimento ao cliente também ocorra de forma mais ágil. Áreas específicas para cada cliente são criadas com total segurança no acesso às informações, dando muito mais autonomia para que as empresas tirem suas dúvidas sobre quaisquer processos que estejam sob responsabilidade do escritório de advocacia. O foco na inovação cria faz com que a relação entre empresas e escritórios de advocacia possam crescer em parceria, em um mercado que não possui mais espaço para o lugar comum, mesmo nas áreas mais tradicionais.
Compartilhar Postagem

Artigos Relacionados

29 de Julho | Notícias
por Becker Direito Empresarial

Becker inicia forte expansão com atendimento internacional

A Becker dá um passo importante para um salto de qualidade e abrangência de atendimento, iniciando um acordo de colaboração com o escritório espanhol Bufete Barrilero y Asociados....
20 de Julho | Notícias
por Becker Direito Empresarial

Home office, teletrabalho e trabalho híbrido: entenda as diferenças

As modalidades de teletrabalho, home office e trabalho híbrido vêm ganhando gradativamente mais espaço nas empresas e nas entidades e órgãos públicos. Saiba a diferença entre elas....
28 de Junho | Notícias
por Becker Direito Empresarial

Juntas Comerciais Passam a Permitir o Uso de Visual Law

alterações na IN nº 81 e incorpora grandes inovações na formalização de atos societários...

Fale Conosco

Entre em contato pelo telefone (41) 3252.1052 ou envie sua mensagem pelo formulário ao lado.

Apenas arquivos PDF, DOC ou DOCX